17 de maio de 2011

O HUMANISMO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR



O Humanismo torna-se geral as línguas de antigamente assim como também a filosofia e as artes, pois alem de estudar o comportamento do ser humano e de toda a sua capacidade seja ela individual ou coletiva os seus valores Humanistas é considerado e relacionado com criatividade, interatividade inclusive capacidade de opinar, contudo é certo afirmar que um bom profissional precisa além do conhecimento técnico ter conhecimento humanista pois irá facilitar conhecê-lo como homem e exercer valores não apenas econômico, mas sociais e culturais.Entretanto as ciências humanas tem o papel de capacitar o homem não apenas para ser bom no social e sim também um bom profissional.A especialização também conta negativamente  para um bom profissional na qual se restringe em conhecimento apenas técnicos somando assim dificuldades,pois este tipo de especialização ela acaba “cegando” a capacidade eclética do profissional incluído da boa comunicação oral,escrita e interatividade e assim por diante.


 No entanto surge um ponto importante socialmente: o estudante, na qual infelizmente dados mostram que muitos que ingressam na faculdade têm por objetivo o diploma e não crescer em conhecimento. Aí fica a duvida se os estudantes foram e são influenciados pelas universidades, ou foi o oposto? É difícil saber, mas a realidade é que o interesse pela universidade se resume em ganhar um diploma e se limitar em apenas conhecimento especifico.


Segundo Buss e Reinert o interesse pela universidade fica restrito em preparar-se para uma determinada atividade e não no aprendizado amplo e humanístico. Para ser um bom profissional a formação técnica não basta, a educação abrange o conhecimento do homem como pessoa e profissional, que entenda outro homem, que tenha opinião e criatividade para elaborar soluções perante mudanças na sociedade e no mundo. O curso de administração visa buscar, o conhecimento humanístico. Reinert já enfatizava a necessidade de mudanças em seu artigo “curso de graduação em administração” a necessidade de novo enfoque, ele alertava isso.Mostra se então, segundo o texto, que o curso de administração abrangia varias matérias, porém  precisava exercitar uma em especial, a formação humanística, embora fosse uma tarefa desafiadora uma vez que ela se restringia a unidade devidamente habilitada para esta formação.daí a necessidade de uma pesquisa cautelosa para se obter resultados positivos, e assim mostrar a importância da formação humanística no curso de administração.


Concluem-se pelos autores que administração é um curso que não requer apenas conhecimentos técnicos, mas sim humanísticos capaz de opinar, integrar, criar enfim um bom administrador, acima de tudo um conhecedor, explorador humano.


Pois então o humanismo deve se fazer presente  em todas as universidades,para que tenham profissionais que vão além de conhecimentos técnicos em seu âmbito de trabalho.








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUSS, Ricardo Niehues; REINERT, José Nilson. O Humanismo na Formação do Administrador: Caso UFSC. In: Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, V. 14, n 1, p. 217-234, mar.2009.
Disponível:
< http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n1/a11v14n1.pdff>. Acesso em: 15 mar. 2010






Trabalho apresentado a Faculdade Castro Alves, curso de administração, em cumprimento das exigências da disciplina Humanidades, sob a responsabilidade da professora Aldenora Cristina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário